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Caso de Sucesso

A DTE Energy usa o PI System para melhorar o tempo de resposta à interrupção e aumentar a eficiência

Linhas de transmissão de energia

A DTE Energy usa o PI System para melhorar o tempo de resposta à interrupção e aumentar a eficiência

Quando o fornecimento de energia é interrompido, clientes e empresas de serviços públicos desejam que ele seja restaurado o mais rapidamente possível. Antes de adotar o PI System, a DTE Energy (a 12ª maior concessionária de energia dos Estados Unidos, atendendo a mais de 2,2 milhões de clientes em Michigan) enfrentava desafios para identificar e realizar a triagem de problemas imediatamente. Agora, os membros da equipe recebem notificações quando algo dá errado e podem responder com mais rapidez e eficiência a problemas comuns, como árvores caindo em linhas de energia ou falhas rotineiras de equipamentos assim que elas surgem. O projeto de utilitário de falha inteligente é a mais recente iteração na longa história da DTE com o PI System, que remonta a 1997.

Localização rápida de falhas à distância

Uma variedade de problemas pode interromper o serviço elétrico – de árvores derrubadas a animais curiosos e falhas de equipamentos de rotina. Uma empresa de energia como a DTE não pode controlar ou prever muitos desses problemas. Sua única opção é reconhecê-los e responder o mais rápido possível para restaurar o serviço aos clientes. A estratégia da DTE era adotar um processo chamado localização de falhas. O processo envolve a instalação de indicadores estrategicamente ao longo do circuito e, em seguida, o uso da direção da corrente para isolar as falhas, em vez de enviar alguém para investigar todo o circuito manualmente.

O PI System coleta dados de sensores de falha na grade e os envia para sua rede DRSOC (Distributed Resources System Operation Center, ou centro de operação do sistema de recursos distribuídos) e, em seguida, para o PI Server. Além disso, o PI Integrator for Esri ArcGIS envia dados geoespaciais para o sistema ArcGIS. Sensores de falha em campo se comunicam com um sistema central usando dados de celular ou Wi-Fi. Uma vez que os dados estão no PI System, ele gera notificações por e-mail e SMS quando uma falha é detectada. A integração com o Esri ArcGIS permite que as equipes visualizem os dados em um mapa em seus telefones enquanto estão em campo. “O desafio comercial aqui era determinar para onde enviar as equipes durante uma interrupção”, disse Cameron Sherding, engenheiro de software e controles da DTE Energy. O objetivo é visualizar os dados [do sensor] em tempo real… para minimizar os tempos de patrulha e reduzir os minutos de interrupção do cliente.”

Tenho ouvido muito sobre essa Internet das Coisas. Este é um bom exemplo disso… colocar esses sensores de baixo custo, incorporando-os ao PI System.
Cameron Sherding
Engenheiro sênior de software e controles
Diagrama de arquitetura da solução PI System da DTEA DTE Energy usou sensores de falha e o PI System para monitorar interrupções em sua rede elétrica e alertar, fornecendo às equipes de campo dados em tempo real sobre interrupções para que pudessem restaurar o serviço aos clientes de forma rápida e eficiente.

Criando consciência e visibilidade situacional

A DTE criou uma convenção de nomenclatura para seus sensores e simplificou as notificações do PI System para evitar confusão e ajudar os usuários a entender rapidamente o que estavam vendo. A empresa também usa PI ProcessBook e PI Vision para criar visualizações de dados para planejamento e análise. Os funcionários podem olhar os dados históricos de um site ou sites e ver as informações essenciais para a solução de problemas. Além de análises e relatórios, o PI System é uma virada de jogo para a equipe de resposta a tempestades da DTE, pois permite que a equipe veja rapidamente quais circuitos estão com defeito e onde falta energia. Os painéis são codificados por cores para indicar a gravidade de cada problema. Tal como acontece com os painéis, as notificações são configuradas para fornecer às pessoas certas as informações certas no momento certo.

Graças à colaboração com a ESRI, os indicadores de falha também são mapeados para fornecer uma representação espacial de onde os problemas ocorrem. Essa visualização, combinada com os dados do PI System, cria uma estrutura para a equipe do DTE reduzir incidentes individuais e identificar problemas regionais mais amplos que afetam um grande número de clientes ao longo do tempo.

O PI System economiza 500.000 minutos de interrupção no cliente

O trabalho que a equipe da DTE colocou na instalação de sensores e habilitação de notificações compensa todos os dias, pois ocorrem interrupções inevitáveis no sistema. Em um caso, um supervisor recebeu notificações sobre uma interrupção no nível do circuito e, graças aos indicadores de falha, pode ver claramente qual parte do circuito foi impactada e rapidamente despachou uma equipe para repará-la. Sherding estima que esse processo levou cerca de cinco minutos, em comparação com as horas que levaria para enviar uma equipe para encontrar as falhas manualmente. A DTE estima que melhorias como esta ajudarão a empresa a reduzir as interrupções de clientes em aproximadamente 500.000 minutos por ano.

Para obter mais informações sobre a DTE Energy e o PI System, veja a apresentação completa aqui.

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